Veja quem pode participar da segunda chamada do SISU

Está em busca de uma oportunidade para começar o seu curso superior? Então vale a pena ficar informado sobre todas as suas opções, como por exemplo, a segunda chamada do Sisu que fica disponível para alguns estudantes.

Esse é um recurso muito importante para os estudantes e é responsável pelo ingresso de centenas de pessoas no ensino superior.

Como o Sisu funciona?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos sistemas padrões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para a distribuição de vagas do ensino público.

Quem irá participar das inscrições do Sisu, deve ter alcançado pontuação mínima de 450 pontos no Enem e se candidatar as vagas através do sistema dentro das datas do SISU 2020.

Para distribuir as vagas, o Sisu utiliza o sistema de nota de cortes, gerado para cada curso a partir da pontuação mínima dos estudantes que estão concorrendo às vagas.

O que é a segunda chamada do Sisu?

Nem todo mundo sabe, mas o Sistema de Seleção Unificada disponibiliza vagas após a primeira seleção, que acontece um pouco antes do semestre inicial.

E é justamente nesse período que os estudantes podem participar da segunda chamada do Sisu, na qual o percentual de remanejamento ou desistência são preenchidas.

A segunda chamada, na verdade, é a lista de espera para qual os candidatos podem se inscrever e estar concorrendo a esse percentual de vagas com a mesma nota.

Quem pode participar?

O primeiro requisito para estar concorrendo às vagas disponíveis é ter alcançado a pontuação mínima de 450 pontos. Além disso, o estudante também não pode ter zerado a prova de redação.

Um outro ponto muito importante é não ter sido aprovado nem na primeira nem na segunda opção de curso registrada na sua inscrição do Sisu.

Se o estudante for selecionado, por exemplo, na sua segunda opção de curso, este não pode entrar na lista de espera do primeiro para a próxima entrada.

Como se inscrever?

O processo de inscrição para a segunda chamada é bem simples, mas não é automático. O candidato precisa acessar o “Boletim do Candidato” antes.

Nessa página, o mesmo encontrará a opção “participar da lista de espera” abaixo dos dados da sua primeira opção de curso. Se o botão não estiver disponível, é porque a candidatura do estudante não é reconhecida devido aos motivos já mencionados anteriormente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *