Descubra como é contabilizada a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou o ingresso dos estudantes da universidade e é hoje, um dos exames mais  importantes realizados no país. Para ser provado e garantir o seu sucesso, é necessário tirar uma boa nota no Enem. É preciso também entender de que forma essa nota é construído para que você saiba em que área de estudo focar. Para entender melhor o assunto, continue conosco e leia o texto abaixo!

O Enem é um exame que aborda diversos assuntos vistos no ensino fundamental e no ensino médio. Na prova, você encontrará 45 questões de cada uma das matérias selecionadas. Além destas questões, o estudante também terá de responder a uma prova de redação. Todo esse conjunto de respostas será importante para definir a sua nota do Enem e por isso, vamos entender o passo a passo deste concurso.

Como funciona o Enem?

A primeira coisa que você deve saber é que o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos de novembro. Durante a realização de prova, você deverá responder as questões e depois preencher o gabarito com as alternativas marcadas.

Com a nota que você conquistar no Enem você poderá participar das inscrições Prouni 2020 assim como as inscrições do Sisu 2020. Mas vale lembrar que só serão selecionados os alunos que estiverem acima da nota de corte do curso escolhido.

Quanto preciso para ser aprovado?

A nota de corte de cada curso será responsável por selecionar os candidatos aprovados. Esta nota é estabelecida pela quantidade de vagas oferecidas para determinado curso e pela nota dos participantes que se candidataram a ela.

Para se inscrever no PROUNI 2020por exemplo, é exigido que o candidato alcance uma média de, pelo menos, 450 pontos. Também é exigido que o mesmo não tire 0 na redação do Enem. Assim, ele poderá se inscrever nos programas e concorrer as bolsas ofertadas.

Como é contabilizada a nota do Enem?

As notas só podem ser calculadas pelo Inep, mas a teoria para alcançar os resultados se baseia na estrutura de cad prova. Se o candidato acertar muitas questões difíceis e falhar nas fáceis, o sistema de correção presume que este candidato arriscou as respostas e por isso, sua nota pode baixar.

Quando muitos estudantes acertam determinada questão, o sistema do TRI a considera de fácil resolução. Também é considerado o peso do seu curso escolhido. Se você acertou mais questões de exatas que de humanas, será provável que a sua nota para os cursos de exatas fique maior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *