Como anda o investimento no ensino médio no Brasil?

A educação é um dos aspectos mais importantes de uma sociedade. Quando há investimento cabível nesse viés, é provável um crescimento considerável daquela região. Mas como será que anda esse investimento no nosso país? Vamos ver a seguir como anda o investimento para o ensino médio no Brasil:

Recursos

Em primeiro lugar vamos falar sobre o investimento em relação aos recursos utilizados pelos alunos. No ensino médio, em algumas escolas de referência, existia uma inciativa que proporcionava a distribuição de tablets do governo para os estudantes.

Muitos foram beneficiados e passaram a ter um acesso mais amplo aos conteúdos da rede, mas de uns anos para cá o investimento dessa inciativa caiu e os tablets deixaram de chegar às instituições de ensino.

Em contrapartida, há uma maior possibilidade de acessar gratuitamente conteúdos extraclasse. É o caso do Caderno do Aluno, um recurso que permite acesso a um material exclusivo.

Esse material é dividido em apostilas juntamente a exercícios de fixação. O caderno pode ser utilizado par auxiliar tanto os alunos quanto os professores.

Vale mencionar também que uma porcentagem de investimento do Governo para com a educação é referente a distribuição do material escolar nas escolas públicas. O kit é oferecido sem custo para os estudantes.

Programas

O Governo de cada estado tem liberdade para promover projetos dentro das escolas. O Governo de Penambuco, por exemplo, possui um projeto de intercâmbio chamado Programa Ganhe o Mundo.

Anualmente, o Governo do estado de Pernambuco investe milhões na preparação e envio desses estudantes para países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Argentina, entre outros.

Ainda sobre o Nordeste, vale mencionar que a Paraíba tem uma inciativa parecida hama Programa Gira Mundo, em que o objetivo principal é proporcionar o aprendizado de uma segunda língua  e promover a possibilidade de intercâmbio para alguns.

Escolas de Referência

Há uma especulação de que  Governo gasta anualmente cerca de US$ 4.450 por auno da rede pública. Esse valor é investido na educação em geral assim como nos recursos oferecidos a este estudante.

Além disso, a média de investimento para as escolas em geral é de 120 bilhões. A distribuição do dinheiro não possui uma manutenção fixa, então fica difícil prever como esse dinheiro está sendo gasto.

O que podemos afirmar é que em alguns estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo, o investimento nas escolas públicas de referência foi grande. Há uma expectativa de que mais e mais escolas de referência sejam inauguradas no país.

FONTE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *